segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Desenho animado

Desenho animado
 
O primeiro passo, é definir uma história para contar. Em seguida, é preciso bolar um roteiro, o documento que traz as falas do desenho e as indicações técnicas para orientar a produção - como será cada cena, o que cada personagem vai fazer e assim por diante. A terceira etapa é transformar o roteiro no chamado storyboard, uma espécie de história em quadrinhos que dá uma idéia do que vai acontecer em cada quadro. Quando o storyboard está pronto, aí sim desenhistas, diretores de arte e dubladores assumem o desafio de compor a mágica da animação.
Como se faz...


 
 
A idéia de dar ação a desenhos começou a ser concretizada pelo belga Joseph Plateau. Em 1832, ele inventou um disco com várias figuras que dava a impressão de movimento quando os rabiscos eram girados na frente de alguém. Mais de 70 anos depois, em 1906, o inglês James Stuart Blackton fotografou mais de 3 mil desenhos quadro a quadro, criando o filminho Humorous Phases of Funny Faces ("Fases Humorísticas de Caras Engraçadas"), considerado o primeiro desenho animado da história. Nas obras pioneiras, praticamente tudo era feito a mão. A história mudou na década de 90, com a ajuda dos computadores. Graças a eles, ficou mais fácil e rápido adicionar cor e movimento aos personagens. As máquinas também abriram caminho para as animações 3D, como as sagas de Toy Story e Shrek.
 
A história....
 
A Turma da Mônica, que era exibido no canal de TV a cabo Cartoon Network. Para produzir apenas um episódio de sete minutos, os desenhistas usam mais de 200 mil folhas ilustradas! Participam do processo mais de 20 artistas, que demoram cerca de um mês para aprontar cada episódio.
 
Não tem como não gostar...
 
Fotografia

“A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registro da realidade e um autorretrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira.”

 
+

 
Sebastião Salgado

Ficheiro:Sebastião-Salgado-wsf-2003.jpg

 
Araquém Alcântra
Vale da Maitréia, Chapada dos Veadeiros GO , 1996
 
“Fotografar é recortar um determinado espaço em uma específica fração de tempo.”
 

O teatro de Sombra

O teatro de Sombras
Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.
No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
Personagens de um teatro de sombras
 
Príncipes e princesas
 
 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sites e blogs de design...

Sites e blogs de design:
http://www.designatento.com/design-produto/5/
http://chocoladesign.com/category/design/design-de-produto
http://www.aloterra.com.br/8-objetos-decorativos-feitos-com-materiais-reciclaveis/
http://reciclaedecora.com/reciclar/reciclavel/
http://artesanatoemcasa.com/
http://afemaria.com/category/decoracao/decoracao-reciclavel/

Inspirem-se e mãos a obra!!!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Arte e esporte, uma história antiga
Esculturas e pinturas são registros do período em que se desenvolvem. A estátua Discóbolo, a qual representa um atleta (o lançador de disco), as pinturas com figuras negras nos vasos gregos revelam esportes da época.









Ânfora grega panatenaica com corrida a pé masculina, séc. VI a.C. (c. 530-520 a.C.)

 




Discóbolo - 455 a.C 

As olimpíadas e seus símbolos
A Bandeira Olímpica
Os cinco aros interligados sobre um fundo branco, nas cores azul, amarela, preta, verde e vermelha representam a união dos cinco continentes.

 
Chama Olímpica
A tocha é o elo entre os Jogos da Antiguidade e os Jogos da Era Moderna. O fogo sagrado, tido como elemento purificador, anuncia o começo dos Jogos e convoca o mundo a celebrá-los em paz. A cada edição, a cidade-sede cria a sua própria Tocha, que ganha novos desenhos e formas, de acordo com a cultura do país sede.






Pira olímpica
O  ritual do acendimento da pira olímpica na Cerimônia de Abertura se tornou um ritual original e espectacular a cada edição








As mascotes olímpicas
As mascotes olímpicas são personagens (geralmente animais nativos) que representam a cultura do país anfitrião dos Jogos Olímpicos foi o urso Misha, dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou. Misha foi usado extensivamente durante as cerimônias de abertura e encerramento, virou desenho animado e apareceu em diversos produtos. Atualmente, uma boa parte do merchandising dos Jogos é voltado para o uso das mascotes, focando principalmente o público jovem.